terça-feira, 27 de março de 2012

Os Absurdos do Carnaval de 2012

Mais um carnaval se foi e mais uma vez coisas estranhas aconteceram. Fatos que passaremos o ano inteiro nos fazendo questionamentos o por que dos acontecidos. Ausência sentidas nos desfiles das campeãs e presenças indesejadas também. Grupo de acesso com cara de resultado do júri de especial. E o pior de tudo: mais uma vez o povo não teve vez no julgamento.
O carnaval desse ano foi marcado mais uma vez por resultados que não caíram no gosto popular. Absurdos que quem gosta do samba de verdade não consegue perdoar os gestores do carnaval pelos acontecimentos. Não acredito que se deva fazer um questionamento tão pesado quanto ao resultado do 1º lugar, afinal julgamento tem suas fundamentações, seja elas quais sejam. Mas algumas coisas chegam ao absurdo, como por exemplo a manga ficar fora do desfile das campeãs. Não dá para aceitar, depois de um desfile arrebatador, expontâneo e acima de tudo de participação popular, pra não precisar nem mencionar que foi inovador, ficar de fora do desfile das campeãs é inadmissível. Outra falta sentida na noite das campeãs foi a da são clemente, outra que tem que matar dois leões famintos todo ano pra conseguir se manter no especial, afinal um buraco de 1 metro em seu desfile vale bem mais décimos de punição do que um buraco de 10 metros no desfile de escolas como Beija-Flor, Salgueiro e Grande Rio.
Por falar na escola de caxias, sua presença no desfile das campeãs foi extremamente indesejada. Uma escola que se arrastou na avenida como a Grande Rio jamais poderia ter o direito de ter ficado entre as seis. Foi desfile pra décimo lugar abaixo. O pior trabalho do Caê no carnaval carioca. E olha que que ele não é um mal carnavalesco não. O samba da escola foi um dos principais responsáveis pelo desfile fraco da escola da baixada, o samba do Paulo Onça era bem melhor que esse que vimos na avenida, mas a Grande Rio não o teve coragem de escolher, por ser composto diferente da forma atual. Talvez quem sabe, com os sucesso dos sambas da Portela e Vila, outras escolas tenham coragem de arriscar em por sambas diferenciados na avenida. Pra não dizer que foi tudo perdido na Grande Rio, talvez a boa bateria do mestre Ciça e a engraçada comissão de frente se aproveitaram. Essa última ainda sem fazer o papel principal da comissão de frente que é o de apresentar a escola, que por sinal esse ano só a da Portela e Tijuca fizeram timidamente.
O absurdo do acesso foi a inocentes ter ficado tão a frente da Império Serrano. Temos de concordar que realmente foram as duas melhores, mas a inocentes ficar tão a frente na apuração é demais. Pois se a inocentes foi bem melhor que o Império em alegorias e fantasia, o Império foi bem melhor que a inocentes em samba, bateria e Harmonia. O que pela lei da compensação proporcional daria até mesmo uma pequena vantagem ao Império. Mas vai se entender os critérios dessa lesga e dessa liesa.
É amigos, mais uma vez tivemos de ver absurdos no carnaval, coisas que entra ano e sai ano e continuamos assistindo. É notório que a cada ano o desinteresse do povão aumenta pelo carnaval, e nada é resolvido. Seria porque esse mesmo povão não é ouvido? de uma coisa temos certeza, foi penalizar demais o povão excluir a mangueira dos desfile das campeãs. Pois a relação estreita que essa escola teve na Sapucaí com o público merecia bem mais que um sétimo lugar. Que pena que tudo se acabou assim na quarta-feira.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A CULTURA NACIONAL

APRESENTO AOS SENHORES E SENHORAS LEITORES, UM BLOG VOLTADO TOTALMENTE PARA CULTURA POPULAR BRASILEIRA. ASSUNTOS COMO MÚSICA, FOLCLORE, CARNAVAL, ESPORTES, FILMES E OUTROS MAIS SERÃO TRATADOS AQUI NESSE BLOG. AMANTES DAS ARTES TUPINIQUINS OBRIGADO PELA PREFERÊNCIA E ESPERO QUE GOSTEM.